Guia de Lavagem de Fraldas Ecológicas

Nesse material, a Le Petit Fraldas Ecológicas apresenta algumas dicas para a rotina de lavagem das fraldas ecológicas. O conteúdo está dividido em Parte I - Lavagem Periódica e Parte II - Lavagem Diária.

Antes de explicarmos cada passo, vamos conferir o que é necessário para lavar adequadamente as fraldas ecológicas.

  • Sabão em pó ou líquido de qualidade
  • Essência tea tree (opcional, mas recomendada)
  • Cesto ou caixa (sem aberturas) e com tampa

Evitar:

  • Amaciantes, alvejantes e produtos com química agressiva aos têxteis
  • Água muito quente
  • Exposição ao calor

Parte I – Lavagem Periódica

A rotina de lavagem periódica é sugerida para mamães com enxoval completo ou meio enxoval e quando os bebês já estão fazendo cocô sólido. 

Para cada dia de intervalo entra as lavagens, sugerimos 8 capas + 8 ou 16 absorventes sobressalentes. 

Confira a tabela com as quantidades recomendadas para os ciclos de lavagem.

Minha rotina de lavagem é

Quantidade de fraldas sugerida

Lava e seca as fraldas diariamente

8 fraldas / 8 – 16 absorventes

Lava e seca dia sim dia não

16 fraldas / 16 – 32 absorventes

Lava e seca a cada 2 dias

24 fraldas / 24 – 48 absorventes

Lava e seca a cada 3 dias

32 fraldas / 32 – 64 absorventes

 

  1. Descarte de dejetos

O primeiro passo é despejar os resíduos sólidos no vaso sanitário ou outro local de descarte apropriado. Isso se aplica principalmente para os bebês que já comem alimentos sólidos. Os absorventes e as fraldas já podem ser guardados no cesto com tampa.

Para os bebês que são exclusivamente amamentados, os dejetos são solúveis em água e, portanto, podem ser removidos na pré-lavagem ou no ciclo de enxágue inicial. Nesse caso, a recomendação é que as fraldas e absorventes sejam lavados imediatamente.

  1. Armazenagem

Retirados os sólidos, armazene as fraldas e absorventes na caixa com tampa. Não guarde na caixa fraldas e absorventes que tenham sido molhados. Se acontecer de molhar a fralda ou o absorvente, lave-os o mais brevemente possível.

  1. Pré-lavagem/enxágue inicial e Lavagem

Algumas máquinas possuem ciclo de enxágue inicial. Nesse caso, basta colocar as fraldas e absorventes do cesto para lavar. Caso a máquina não tenha enxágue, faça a pré-lavagem manual, para retirar excesso de xixi e eventuais dejetos sólidos. Lembre-se de usar um sabão de qualidade.

  1. Enxágue Extra

Após o ciclo de lavagem, é opcional um enxágue extra. Algumas máquinas já o fazem. Caso não, poderá ser manual, em água morna, preferencialmente.

  1. Secagem

Depois que o processo de limpeza das fraldas for concluído, é hora de secá-las.

Absorventes. Você pode secá-los sob a luz solar direta ou usar uma secadora. A secagem ao sol ajudará você a economizar nas contas de energia em comparação com o uso de uma secadora, sem falar que o sol ajudará a desbotar as manchas nos absorventes.

Capas. As capas devem ser secadas preferencialmente à sombra. Se estiver usando uma secadora, use a configuração de temperatura mais baixa, pois o calor excessivo pode danificar e até mesmo reduzir a vida útil das fraldas.

  1. Pronto para reusar

Agora, é só aguardar a próxima troca e recomeçar o ciclo.

 

Parte II – Lavagem Diária

A rotina de lavagem diária é recomendada para quem ainda não completou o enxoval ou se o bebê ainda se alimenta exclusivamente por amamentação (e o cocô ainda é bastante líquido).

Nesse período, não recomendamos o armazenamento das fraldas e absorventes. O ideal é que sejam lavados o mais breve possível. Para fraldas sujas somente de xixi, a rotina de lavagem com armazenamento pode ser usada.

Na lavagem diária, as fraldas e absorventes são lavados imediatamente após a troca ou, no máximo, no mesmo dia.

Para uma rotina de trocas ecológicas, a lavagem diária é praticamente obrigatória quando o enxoval está incompleto ou o bebê ainda não faz cocô sólido.

Siga os passos 1, 3, 4, 5 e 6 da parte I.

 

Dicas extras

  • Fraldas de pano (capas) e absorventes diferentes vêm em diferentes tipos de materiais. Para obter melhores resultados ao lavar fraldas de pano, considere separar os tecidos.
  • Para tecidos hidrofílicos, como algodão e cânhamo, use mais água e também enxágue pelo menos duas vezes
  • Para fraldas feitas de fibras oleofílicas, como materiais manufaturados ou sintéticos, use mais sabão, pois esses materiais retêm mais gordura. Isso ajudará a quebrar as ligações com os óleos e gorduras nos dejetos do bebê.
  • Fraldas de pano feitas de bambu limpam melhor em níveis de pH neutro. Portanto, certifique-se de usar água de qualidade, não salgada ou água contaminada com qualquer produto químico. Usar sabão líquido também pode ajudar muito.
  • Caso você esteja tendo problemas para limpar suas fraldas de pano, considere entrar em contato com o fabricante ou revendedor. Eles podem oferecer algumas dicas úteis sobre como tornar o processo mais fácil para você.
  • Referências

 

Qualquer forma de reprodução ou distribuição do conteúdo desta página, parcial ou total, não é autorizada. O link (URL) da página pode ser compartilhado.

Le Petit Fraldas Ecológicas