Como funciona a fralda ecológica?

Introdução sobre a Hora da Troca Ecológica - O que você precisa saber antes de comprar!

Se você está pensando em trocar as fraldas descartáveis por fraldas de pano ou vai trocar fraldas pela primeira vez, encontrar informações sobre o tema é bastante cansativo. As informações geralmente estão espalhadas em blogs e grupos de redes sociais de forma dispersa. A Le Petit Fraldas Ecológicas adaptou um texto-guia que lhe ajudará a sanar muitas dúvidas sobre esse universo de fraldas de pano (leia aqui o original em inglês).

Não é fácil atribuir definições para as ‘fraldas de pano’. Elas também são chamadas de ‘fraldas ecológicas’, ‘fraldas de pano modernas’, entre outros. O importante é saber que elas são laváveis e reutilizáveis e podem proporcionar uma grande economia de dinheiro se comparada às fraldas descartáveis.

ATENÇÃO:

Este material não é um guia definitivo nem completo sobre o tema “Fraldas de Pano”. O que apresentamos é uma introdução e pode conter erros.
Utilize as informações contidas aqui somente como referência. 
A Le Petit Fraldas Ecológicas não se responsabiliza pelas suas decisões de escolha e compra. 
A Le Petit Fraldas Ecológicas não possui respaldo técnico para recomendar as escolhas dos clientes.

Nesse artigo, vamos falar sobre:

  • tipos de fraldas
  • tamanhos
  • tipos de ajustes e fechamentos
  • os materiais utilizados
  • os absorventes
  • a lavagem
  • quantidade, uso noturno, vazamento, durabilidade e mais

Os tipos de fraldas

É difícil classificar os tipos de fraldas existentes, pois os fabricantes lançam constantemente novos modelos. Por exemplo, os nomes AIO, AI2, híbrido, etc, podem designar o mesmo tipo de fralda. De fato, depende da preferência do fabricante. É comum também, esses tipos ganharem ‘apelidos’ ou traduções ‘regionais’.

Não bastasse, ainda é preciso entender os termos ‘fralda’, ‘capa’ e ‘absorvente’, ‘liner’, e muitos outros – e qual é o papel deles da hora da troca ecológica.

Pockets (de bolso)

As fraldas de bolso têm uma camada externa impermeável e uma camada interna (forro), geralmente feita de um material sintético que permanece seco, mas nem sempre! Entre as camadas, existe um bolso para inserir o material absorvente. Essas fraldas devem ser lavadas após cada uso. Os absorventes podem ser inseridos no interior do bolso, entre a camada externa e a interna; ou fora do bolso, sobre a camada interna. No primeiro modo, o absorvente não toca a pele do bebê. No segundo modo, o absorvente fica em contato com a pele do bebê. Nesse modo de uso, é preciso observar quais tipos de absorventes são indicados.

Vantagens: secagem rápida, é possível ajustar a absorção com mais ou menos absorventes.

Contras: remover as inserções absorventes sujas do bolso para lavar.

AIO (all-in-one, tudo-em-um)

Uma fralda tudo-em-um tem exterior à prova d'água e uma camada absorvente embutida. A camada absorvente pode estar costurada em uma das extremidades, ou às vezes pode ser inserida / removida. Alguns modelos podem ter um bolso para acomodar absorventes extras. Precisa ser lavado após cada uso e é normalmente o estilo mais caro.

Vantagens: pronto para uso; conveniência.

Contras: pode levar mais tempo para secar.

AI2(all-in-two, tudo-em-dois)

Um all-in-two consiste em um revestimento externo à prova d'água com inserções(absorvente) encaixável/dobrável, além de poder contar com camada absorvente embutida ou bolso para acomodar absorventes extras;

Vantagens: pronto para uso; não requer que os absorventes sejam inseridos.

Contras: os absorventes podem se deslocar com os movimentos do bebê, potencializando os vazamentos.

Covers (Capas)

As capas das fraldas podem ser PUL, TPU, nylon, lã entre outros materiais. As capas cobrem as fraldas sem uma camada impermeável (as fitted/ajustadas) ou podem ser usadas com inserções como um sistema tudo-em-dois. A capa da fralda de pano pode ser usada 3-4 vezes antes da lavagem (a menos que esteja suja). Apenas limpe entre os usos e substitua o absorvente sujo. A capa de tecido para fraldas também seca rapidamente no varal, conservando energia.

Vantagens: secagem muito rápida, fácil de limpar.

Contras: necessita de absorventes, que devem ser bem ajustados para evitar vazamentos.

Fitted (Ajustada)

A terminologia das fraldas é confusa; uma fralda justa é muito semelhante a outros estilos; no entanto, o termo se refere a uma fralda que é totalmente absorvente e não tem uma camada impermeável. Como não são à prova d'água, precisam de uma capa. Você pode usá-los sem uma cobertura, mas muitas vezes ela poderá ficar completamente encharcada.

Vantagens: é o tipo mais absorvente

Contras: você precisa utilizar uma capa/cobertura para fralda de pano.

Prefold (‘fralda clássica’)

Prefolds são quadradas e composta por várias camadas de tecido; elas podem ser dobrados em torno do bebê ou dobradas em três partes. Sua mãe pode ter usado essas fraldas em você. Você pode usar alfinetes ou outros tipos de fixação. Como não é impermeável, requer uma capa de fralda.

 

Os tamanhos

Tamanho único ajustável

Dependendo da marca, estima-se que uma fralda de tamanho único sirva em bebês de 3kg até 17kg. Esse intervalo não é necessariamente um padrão, pois depende muito do tamanho e da forma do seu bebê. Você pode encontrar fraldas de tamanho único com ajustes de tamanho por meio de um aumento/redução dobrável ou por elástico ajustável. O mais comum é por meio de alternância de botões  (como faixas de cintura ajustáveis ​​em calças). Para ajuste na cintura, utiliza-se também fechamento por velcro.

Tamanho fixo

Normalmente, são fraldas usadas na fase de desfralde ou para crianças com mais de 15kg com necessidade de usar fraldas. Fraldas de tamanhos grandes proporcionam um ajuste perfeito e são ótimas se você está começando a usar as fraldas de pano  mais tarde - o bebê pode crescer mais do que as fraldas de tamanho único são capazes de atender. Um benefício das fraldas com tamanho único é que, como cada fralda será usada com menos frequência do que se você usasse as mesmas fraldas do nascimento até o desfralde, é mais provável que durem o suficiente para serem passadas adiante.

Recém-nascido (New Born)

Fraldas de pano para recém-nascidos servem nesse período de tempo antes de caberem nas fraldas de tamanho único (normalmente de 1 a 2 meses). Algumas pessoas optam por usar fraldas descartáveis ​​até o tamanho único, pois elas não são tão econômicas quanto às de tamanho único (mas elas têm grande valor de revenda). Fraldas ainda menores estão disponíveis se você quiser fraldas de pano para um prematuro ou recém-nascido pequeno. Recomenda-se avaliar o custo-benefício antes de adquirir esse tamanho, pois deixa de servir rapidamente.

 

Fechamento

Botões (Snaps)

As fraldas podem fechar com botões de pressão na frente ou na lateral, e marcas diferentes têm muitos arranjos de botões de pressão. Normalmente são 2 linhas x 8 colunas de botões no ajuste da cintura e 3 linhas x 3 colunas para ajuste do tamanho.

Velcro (Hook and Loop)

Usam um Velcro macio no fechamento e ajuste da cintura. São fáceis de ajustar, mas o velcro tem algumas desvantagens, como desfiar e perder a retenção com o tempo, bem como ser facilmente aberto por bebês maiores.

 

Materiais

PUL/TPU

Laminado de poliuretano (PUL) e poliuretano termoplástico (TPU) são dois materiais à prova d'água usados ​​em fraldas e capas de fraldas. TPU é ligado por calor e às vezes parece mais macio do que PUL. Ambos os materiais são respiráveis.

Microfleece/Fleece

O fleece é uma alternativa menos cara à lã natural. O fleece é um material sintético (fibras de poliéster, por exemplo, da reciclagem de garrafas PET) e pode estar disponível em diferentes espessuras. As versões mais grossas são ótimas fraldas para a noite, pois não se tornam úmidos (absorve água em menos de 1% do seu peso). Você pode encontrar capas e algumas fraldas de bolso feitas com fleece, que é bastante respirável. Com o tempo, podem gerar ‘bolinhas’. Fácil remoção de sólidos. A marca Babyland utiliza o microfleece em suas fraldas pocket.

Microfibra

Aquilo a que nos referimos como microfibra normalmente é poliéster/poliamida e tem aparência e textura de panos de limpeza de “microfibra”. A microfibra é barata, absorve rapidamente, mas pode ficar com odores ao longo do tempo, pois retém mais sujeira e óleos, naturalmente presente nos dejetos do bebê. Por isso, não use microfibra diretamente na pele do bebê. A microfibra é um dos materiais utilizados por absorventes de microfibra e no interior dos absorventes de “Carvão de Bambu” ou “Fibra de Café”. Pode favorecer vazamentos por compressão. Desvantagens: difícil de limpar, não é antibacteriano e pode ficar com odor.

Suede/Suedine/Microsuede

Como o microfleece, o suede é um material sintético (poliéster) que absorve bem o xixi do bebê (favorece o transporte do líquido, mas não retém umidade, tem toque seco). O suede não é tão macio quanto ao microfleece, mas dá a sensação de vestir (se ajustar) melhor. Raramente, um bebê será sensível (alergicamente) ao suede. É o material mais comum na parte interna das fraldas tipo pocket.

Hemp/Cânhamo

O cânhamo é muito fino e absorvente, além de naturalmente antimicrobiano. É uma ótima opção para a noite, especialmente combinada com microfibra no bolso, já que a microfibra absorve líquidos mais rapidamente. O cânhamo adora água, por isso certifique-se de usar bastante água ao lavar para evitar odores. Você pode usar o cânhamo diretamente contra a pele do bebê. Ele pode ser encontrado como lã, tecido de malha e outras formas.

Cotton/Algodão

O algodão é usado em absorventes, fraldas fitted e em outras peças de troca. É uma boa escolha para bebês que são sensíveis aos produtos sintéticos. Ótimo para usar diretamente na pele. O algodão é um ótimo retentor, portanto, causa a sensação de toque molhado. Busque por opções não branqueadas (sem química de branqueamento) e quando possível, orgânico (sem herbicidas).

DryFit

Quando falamos em dry fit, estamos nos referindo a um tipo de microfibra, ou seja, tecido com fios menores que dez micrômetros. Isso porque em sua composição são combinados materiais como poliéster, poliamida e elastano. É um material usado para transporte da umidade (não retém), tem toque seco e é muito resistente. É o material usado nas Fraldas Elinfant “Café”.

Carvão de Bambu

O carvão de bambu (Charcoal Bamboo) é um material sintético composto (fleece ou similar) de rápida absorção e pouca retenção. É normalmente utilizado na parte interna das fraldas (forro) ou como revestimento de absorventes. Recebe o nome “carvão” pela coloração cinza.  Em absorventes, é combinado com a microfibra, ganhando grande poder de absorção/retenção. Há um material similar, mudando somente a coloração, que é o “Fibra de Café”.

Bamboo Cotton

O Cotton Bambu é um material natural (mistura de algodão e bambu) de rápida absorção e alta retenção. Normalmente usados em absorventes.

Fibra de Bambu

Quando falamos em Fibra de Bambu, estamos falando da fibra natural 100% bambu. Confira no quadro abaixo as propriedades desse material quando usado em absorventes.

 

Os absorventes

Ao comprar esses itens, preste muita atenção às dimensões e à composição. Em geral, uma inserção (absorvente) pode funcionar sozinho com sua absorção primária. Outros absorventes podem ser adicionados/combinados para funcionar como reforço (ou dobrador) de outro absorvente, a fim aumentar a capacidade de retenção de líquidos. Praticamente, todos os absorventes estão sujeitos à vazamentos por compressão, isto é, com o peso do bebê, o líquido retido pode ser expulso, potencializando vazamentos na fralda.

Confira a comparação entre os absorventes “Fibra de Bambu” e “Carvão de Bambu”.

100% fibra Fibra de Bambu ou Bambu/Algodão

Carvão de Bambu

Feito de bambu ou uma mistura de bambu / algodão

Feito de uma combinação de fleece e microfibra

O bebê pode sentir a umidade

Extremamente para ficar seco (microfibra coberta com microfleece é um super combo para ficar seco!)

Detém muito líquido, ajudando a prevenir vazamentos

Aumenta bastante de volume quando absorve o xixi e está sujeito a vazamentos por compressão

Fino e leve para a absorção adquirida

Muito bom em esconder manchas (porque é escuro)

Muito macio contra a pele do bebê

Tecidos de plástico sintético (causando poluição microplástica)

Fibra natural (ok para bebês com sensibilidade a poliéster)

Tecidos de plástico sintético (não funcionam para bebês com sensibilidades de poliéster)

 

Os liners

Os liners (forros/revestimentos) para fraldas podem ser de algodão ou descartáveis (prefira os biodegradáveis). Eles ajudam a proteger as fraldas de cremes - faz com que as fraldas de fibra natural permaneçam secas e ajuda os sólidos a saírem mais facilmente. Alguns liners descartáveis ​​são projetados para permitir que você os jogue com os sólidos diretamente no vaso sanitário (verifique se o sistema de encanamento suporta isso, para evitar entupimento) e alguns são duráveis ​​o suficiente para sobreviver a uma lavagem na máquina, se estiverem apenas molhados.

Lavagem

Antes do primeiro uso, lave pelo menos 3 vezes todas as partes das fraldas (capas e absorventes).

  • Não use produtos com cloro. Não use alvejantes.
  • Não use amaciantes nem sabão de coco, pois potencializam a impermeabilização das partes que devem absorver e/ou reter líquido.

Leia mais neste post exclusivo sobre lavagem de fraldas de pano.

 

FAQ

De quantas fraldas eu preciso?

Uma quantidade razoável seria 24 fraldas. Determine quantas fraldas você troca por dia, com que frequência deseja lavá-las e considere o tempo para deixá-las prontas para uso novamente. Não recomenda-se esperar mais de 3 dias para lavar, não importa quantas fraldas você tenha, ou elas começam a ficar um pouco... fedorentas!

Como eu sei que está na hora de trocar?

Confira a cada duas horas. Se você estiver trocando fraldas para a hora da soneca ou para um passeio de carro, considere adicionar um reforço de absorvente. Existem muitas fraldas que aguentam muito, mas na verdade toda fralda (de pano ou descartável) deve ser trocada assim que estiver molhada. Como custa pouco trocar uma fralda ecológica, não há realmente necessidade de tentar "esticar" o uso dela.

As fraldas de pano são caras?

À primeira vista, com certeza eles parecem caras. Lembre-se de que o custo dos descartáveis ​​ultrapassará esse valor muitas vezes. O bebê ainda não chegou? Separe o custo das fraldas descartáveis ​​a cada semana para economizar e comprar seu enxoval ecológico com fraldas de pano.

Minha casa ou lavanderia vai cheirar mal?

Se você lavar a cada 2-3 dias e manter o cesto aberto (não recomendo muito, pois pode atrair moscas se tiver restos sólidos), não deve cheirar muito. Se o cesto for mantido fechado, pode ter um cheiro mais forte ao abrí-lo.  Quando você entra no estágio de xixi tóxico da criança (odor de amônia), um desodorizante pode ser útil; ou tente enxaguar previamente as fraldas enquanto espera o dia da lavagem. Consulte nosso material sobre lavagem de fraldas.

Qual é a melhor fralda?

Ah, a pergunta de um milhão de dólares. A resposta é diferente para cada bebê e cada família. O que funciona agora pode mudar quando a forma do bebê mudar (ele vai crescer, a quantidade e frequência de xixi e cocô vão mudar). O que funciona para uma criança pode não funcionar para a outra. Por esse motivo, sempre recomendo experimentar várias marcas antes. Como dica, tenha um estoque variado (fraldas, absorventes, modelos e marcas).

Como preparar as fraldas para o uso?

Se sua fralda for PUL/fleece/suede ou outros materiais sintéticos, lave uma vez e use. Para “fibras naturais” como cânhamo, algodão e bambu, lave 2 a 3 vezes antes de usar e deixe de 8 a 10 lavagens para que a absorção total seja alcançada. É preciso remover os óleos naturais e, no caso do algodão, deixar as fibras afofarem.

Como armazenar as fraldas?

Cada família tem um método de armazenamento de fraldas, tanto para as limpas quanto para as sujas. Eu tenho alguns: em gavetas e algumas em cestos ... outras famílias mantêm as fraldas perfeitamente organizadas em bolsas e prateleiras. Você encontrará um método que funciona para você. Para armazenamento de fraldas sujas, use sacos ou cestos, com ou sem tampa.

Como usar à noite?

O uso de fraldas noturnas pode ser outro obstáculo para os novos usuários de fraldas de pano e, quando você descobrir, os hábitos de urinar do bebê podem mudar! Os métodos populares são as fraldas/absorventes “prefold” e / ou inserções de cânhamo; capa + fitted ou aumentar o reforço com mais absorventes.

Quanto tempo duram as fraldas ecológicas?

Não é possível afirmar sobre a vida útil das fraldas de pano. Depende muito dos hábitos de uso e conservação. Com os cuidados adequados, uma fralda de tamanho único servirá como fralda do seu bebê desde o nascimento até o desfralde. Alguns fabricantes arriscam a dizer que é 1 (um) ano até que ocorra o desgaste natural dos materiais. Com um pouco de manutenção e conservação (novos absorventes, elástico substituído etc.), você pode usar a mesma fralda em várias crianças. Uma vantagem, é que as fraldas usadas possuem bom valor de revenda (depende da marca e modelo). Fraldas / estampas difíceis de encontrar costumam ser vendidas mais caras, mesmo quando usadas. Os principais desgastes que as fraldas sofrem pelo uso são: delaminação do PUL, queda de botões, desgaste do velcro, tecidos impermeabilizados, elásticos cansados e absorventes que perderam a retenção.

As fraldas ecológicas são a prova de vazamentos?

Definitivamente, não. As fraldas de pano podem vazar pode diversos motivos. Os principais são:

  • ajuste inadequado ao corpo/tamanho do bebê;
  • insuficiência de absorventes;
  • os absorventes ainda não atingiram a capacidade máxima de absorção;
  • os absorventes ou o forro da fraldas estão impermeabilizados;
  • intervalo de troca muito grande (potencializa o vazamento por compressão).

Outros motivos, mas mais pontuais:

  • quantidade de urina maior que o habitual;
  • capa externa danificada (normalmente, devido à má conservação ou ao mau uso - defeitos de fabricação são bastante incomuns);
  • vazamentos durante o uso noturno;
  • viagens de carro (muito tempo sentado, faz compressão nos absorventes).

Os principais pontos de vazamento das fraldas são nos elásticos das pernas e através do próprio PUL, em casos de fralda encharcada, compressão ou material danificado.

Lembrete: leia os Termos de Uso.

Encontre mais informação na seção Perguntas Frequentes.

Le Petit Fraldas Ecológicas

 

É VETADA A REPRODUÇÃO PARCIAL OU TOTAL DESTE CONTEÚDO EM QUALQUER FORMATO DE PUBLICAÇÃO (print, cópia, impressos, etc)  OU MEIO DE VEICULAÇÃO (sites, blogs, redes sociais, etc).

É PERMITIDO O COMPARTILHAMENTO DO LINK DESTA PÁGINA.